Como ser mais criativo?

ser criativo

Ser mais criativo não é um dom, é uma habilidade do ser humano ligada à capacidade de invenção e inovação. Como qualquer competência, é possível praticar a criatividade e desenvolvê-la, para que se torne uma pessoa mais criativa.

O que pessoas criativas têm de diferente é uma vivência mais ampla e uma capacidade de recorrer a estas experiências. A ausência de criatividade é a ausência de estimulo. É essencial alimentar o cérebro com novos estímulos.
Ser mais criativo envolve mudar a forma de pensar, trabalhar e viver.

10 etapas para tornar-se mais criativo

1- Propósito

Pode ser mais eficiente se tiver um objectivo a alcançar. Porque ter um motivo é essencial.

2- Estude

Estude, leia, pesquise. Porque esta é uma forma de abrir horizontes. A internet é, também, um local de eleição.

3- Fuja da zona de conforto

Tenha fome de conhecimento, seja curioso. Observe. Sair da zona de conforto activa diferentes áreas do cérebro. Aprenda áreas que não domina. Pratique desportos diferentes, hobbies, veja filmes e series que não costuma ver. Alargue horizontes.

Oiça, observe, estude, ensine. Segundo William Glasser (1925-2013), psiquiatra norte americano conhecido por diversos estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano. Aprendemos mais e melhor quando ensinamos e fazemos.

criatividade, ser criativo

4- Fuja da rotina

Saia de casa, cheire novos aromas, experimente novos sabores, Visite novos lugares, para que o seu cérebro assimile novas experiências.

5- Observe o mundo

Muitas ideias surgem da observação, porque q observação é uma forma de estimular o cérebro.

6- Peça ajuda a outras pessoas

Porque das ou mais mentes pensam melhor que uma.

7- Descanse

O cérebro de um ser humano nunca deixa de funcionar, mesmo enquanto dorme. Pausas e descansos fazem muito bem ao cérebro, porque relaxar, dormir, sentar, distrair, são acções necessárias para ser criativo.

8- Coloque ideias no papel

O registo é fundamental, para que as ideias concretas não desaparecem.

9- Errar é normal

Não tenha medo de errar.
Charles Darwin, Thomas Edison, George Orwell, Beethoven, Nikolas Tesla, Albert Einstein, Galileu Galilei, Henry Ford, Steve Jobs, todos eles erraram nalgum momento das suas carreiras, mas deram a volta por cima. Errar é uma forma para que possa aprender.

10- Crie

Desenhe, escreva, cante, pinte, crie um blog, uma escultura, uma musica, porque a criação é preciosa , ajuda o cérebro a estar sempre preparado para estas acções. Reinvente-se a cada instante.

Seguindo estes passos, é uma forma para que a criatividade se torne em algo natural e inacto.

Se precisar de ajuda para algum projecto criativo , não hesite em contactar-nos.

Branding Cruz Design

Por: António Cruz
António Patrício da Cruz é designer gráfico com experiência profissional de mais de 25 anos no mercado nacional. É apaixonado pelo design, pela natureza e também pelo desporto. Todo o seu profissionalismo e paixão são colocados ao serviço das Marcas e dos seus clientes, de forma a criar Marcas que se diferenciem, e coloquem as empresas num potencial de crescimento.