1- Simples- Keep it simple.
Em primeiro lugar criar um logótipo deve ser simples..
O logótipo é uma representação gráfica da empresa , deve ser facilmente identificado, sem informações desnecessárias, porque assim será mais fácil chegar ao seu publico alvo.
Além de um símbolo, o lettering é muito importante numa Marca, porque deve ser único, deve estar modificado de forma a ter uma identidade própria.
Muitos tipos de letras confundem o consumidor, Keep it simple.
2-Pesquise
Pesquise a sua concorrência, ter boas referências é essencial para criar um logótipo interessante.
Pesquisar não quer dizer copiar. Seja original. Um logótipo deve ser diferente e impactante.
3- Conheça o seu publico alvo.
Faça uma análise detalhada do publico que pretende atingir, pois assim será mais fácil atingir o seu objectivo..
4- Tendências
Para criar um logótipo tem de conhecer as tendências do mercado, porque o design está em constante modificação. Verifique os padrões actuais . Veja o que tem mais a ver com a sua Marca e com o seu publico. Tente criar um logótipo que seja uma referência de design, porque assim é fácil ter uma marca notável.
5- Esboços
Crie vários esboços até ter uma ideia definida. Tudo o que se lembre aponte. No fim terá algumas ideias. Crie esboços porque é mais fácil transmitir o pretendido ao designer. Se não conseguir, encontre ajuda profissional.
6- Símbolo e tipografia
Nesta fase o logótipo deverá ser vectorizado, ou seja desenhado em computador e para isso há softwares específicos. Mais uma vez, procure ajuda profissional. Nesta fase as suas ideias já serão mais concretas e será mais fácil para o designer construir o logótipo que pretende,.
7-Cores
Pense primeiro a preto e branco, e só depois a cores.
Escolher as cores é delicado, pois cada uma tem um significado. Procure ajuda profissional.
8- Feedback
Depois de criar o logótipo procure Feedback. Faça testes, Peça opinião a diferentes pessoas, que se encaixem no seu publico alvo.
9- Aplicações
Teste diferentes aplicações do seu logótipo, ao alto, deitado. Verifique qual o tamanho mínimo para ser aplicado. Verifique se o logótipo funciona bem em todos os tipos de fundos. E imagens? Tudo isto é muito importante, porque mais cedo ou mais tarde, a sua Marca irá passar por estas situações.
10- Manual normas de Marca
Crie um manual de normas gráficas da Marca, com todos as opções referidas no ponto anterior. Isto é extremamente importante porque é essencial para o fortalecimento e reconhecimento da sua Marca.
O importante é que o logótipo que criou represente a sua marca e lhe dê o devido destaque. E que seja uma Marca reconhecida e notada.
Se necessitar de ajuda entre em contacto connosco.
Por: António Cruz
António Patrício da Cruz é designer gráfico com experiência profissional de mais de 25 anos no mercado nacional. É apaixonado pelo design, pela natureza e também pelo desporto. Todo o seu profissionalismo e paixão é colocado ao serviço das Marcas e dos seus clientes, de forma a criar Marcas que se diferenciem, e coloquem as empresas num potencial de crescimento.