
Naming é o processo de criação de nomes para marcas, produtos , serviços, empresas. É o primeiro passo no processo de branding.
O impacto de um nome pode influenciar nos resultados directos de um negocio, serviço ou empresa. Porque pode gerar valor.
Todo o processo de criação de Marca, ou empresa começa com a escolha de um nome. Porque é pelo nome que as pessoas se referem a um produto, serviço ou negócio.
Não se escolhe um nome com base na intuição. Porque é necessário planeamento, pesquisa e criatividade. As palavras carregam importância e significado. Porque é pelo nome que a empresa é conhecida,
12 passos para criar o nome de uma Marca, produto, ou serviço
O que ter em conta?
1 – Deve ter em conta o público alvo, conceito, valores, objetivos.
A impressão que fica.
2 – Costuma dizer-se que a primeira impressão é a que fica. Pois ter um nome forte é uma oportunidade para memorizar o nome da sua empresa na mente do consumidor.
Disponibilidade
3 – Depois de escolher o nome, tem de verificar se está disponível. Para que se destaque da sua concorrência.
Meio digital
4 – Tem de pensar como o nome se comporta no meio digital. Considere a hipótese de verificar a disponibilidade de um domínio e de perfis nas redes sociais.
Escolha de nome
5 – Escolha um nome curto e fácil. Para que o seu consumidor se lembre do nome, este terá de ser curto e de fácil memorização. É mais fácil memorizar um nome como Apple , Aki ou Fnac do que um nome com várias palavras. Deverá permanecer na consciência colectiva e estar na “ponta da língua”. Porque assim significa divulgação orgânica, sem custos.
Sonoridade
6 – Sonoridade. Pense no som que a sua marca tem, porque é mais fácil a memorização para o consumidor se a sua marca tiver um som sonoro. A marca deve soar bem aos ouvidos e ser perceptível.
Moda
7- Fuja do que está na moda. Por exemplo uma marca que tenha sido criada na altura que se utilizada a expressão “4you” rapidamente saí de moda porque tem um prazo de validade.
Clichés
8 – Fuja de clichês, porque só revelam ausência de criatividade.
Empatia
9 – Tente gerar empatia com os consumidores através do nome Marca. Porque o lado emocional do consumidor gera valor.
Criatividade
10 – Para criar um nome necessita de ser criativo. Procure ajuda profissional.
Impacto
11 – O nome ter de ser impactante e deve despertar a curiosidade na mente do consumidor. O nome deverá ser único, porque o pode diferenciar da concorrência.
Versátil
12 – Deverá ser um nome versátil. Veja se o nome poderá ser utilizado noutras partes do mundo, caso tenha interesse na internacionalização.
Conclusão:
O processo de Naming é uma das partes mais complexas da criação de Marca.
O nome que irá criar deverá ser simples, sonoro, e terá ser ser facilmente partilhado. Veja exemplos: Fnac, Lego, Apple, Aki, Nike, Adidas, Sony, Volvo, Toyota.
Escolher um nome para a sua empresa, produto ou serviço é a primeira forma de interação com o seu público alvo.
Se precisar de ajuda profissional para este processo, contacte-nos.

Por: António Cruz
António Patrício da Cruz é designer gráfico com experiência profissional de mais de 25 anos no mercado nacional. É apaixonado pelo design, pela natureza e também pelo desporto. Todo o seu profissionalismo e paixão é colocado ao serviço das Marcas e dos seus clientes, de forma a criar Marcas que se diferenciem, e coloquem as empresas num potencial de crescimento.