O que é o Branding?

branding

Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, porque o objectivo é torná-la mais desejada e positiva dentro da mente de seus clientes e do público em geral.

O Branding, envolve acções relacionadas com valores, identidade e posicionamento de cada Marca. As estratégias de branding, são a gestão da marca da empresa, instituição, ou negócio, para que uma Marca possa ter relevância.

Qual o seu Objectivo?

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, com as Marcas e seus consumidores, porque é fundamental para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra, do produto ou serviço. Com o objectivo de alavancar um negócio, marca ou instituição.

Percepções e Sensações

Todos as acções que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, a forma como comunica a sua marca, o seu discurso, os valores da empresa, o material impresso, as paginas na net e redes sociais, a sua publicidade, os vídeos, tudo isto ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor, porque é através de percepções e sensações, que essas acções auxiliam na criação de valor e da riqueza da Marca.

Antes do Marketing Digital

Branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital., para que empresas pudessem alavacar as suas Marcas e os seus negócios.

Quando a internet ainda não existia, as marcas expressavam o seu posicionamento e relacionavam-se com o público por meio da publicidade convencional (rádio, jornal, TV, eventos, promoções), para que pudessem ter audiência.

Actualmente, com o desenvolvimento tecnológico, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o branding. Hoje em dia, é mais fácil escolher outros canais sem ser os convencionais.

Agora é mais fácil discutir sobre o conceito de digital branding, que é o mesmo que fazer branding no ambiente digital. Porque hoje uma marca pode escolher canais bastante personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, de forma a ter um voz mais presente.

Criar um posicionamento

Branding é também exercer um posicionamento e entender o seu mercado, porque é necessário saber o que os seus consumidores precisam e querem.

A partir daqui, é fundamental olhar para dentro da sua empresa e entender como o seu produto consegue ser relevante, e atingir o seu publico alvo.

“Porque uma Marca tem de parecer um amigo.”

Branding
Algumas das Marcas criadas por Cruz Graphic Design

Por: António Cruz
António Patrício da Cruz é designer gráfico com experiência profissional de mais de 25 anos no mercado nacional. É apaixonado pelo design, pela natureza e também pelo desporto. Todo o seu profissionalismo e paixão é colocado ao serviço das Marcas e dos seus clientes, de forma a criar Marcas que se diferenciem, e coloquem as empresas num potencial de crescimento.